A UNIDADE DO POVO DE DEUS DIANTE DA ADVERCIDADE

TEXTO BIBLICO 2 Crônicas 20.1-4,13-15

E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR. 2 Crônicas 20:1-4

E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos. Então veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. 2 Crônicas 20:13-15

Texto Áureo

Antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
1 Coríntios 1:10b

A lição de hoje nos ensinará uma verdade, que hoje os nossos inimigos insistem para que não a conheçamos pois ela é de grande valia para a igreja nos dias de hoje.

Na igreja evangélica brasileira, existem  diversos tipos de características:



Igreja imperial – São as igrejas que estão fundamentadas na fé de seu líder como ser supremo, rei, imperador e os seus membros são seus vassalos.

Igreja partidária  – São as igrejas que a um grupo que comanda todos os demais. (Convenções, conselhos e etc..)

Igreja Anarquista – Não há direção todo mundo faz o que quer, vivem em discussões, contendas há muita meninice com relação aos dons espirituais, não há deiscência nem ordem.

Igreja individual – São cristãos que optaram por ser igreja independentes, elas individualmente tentam levar sua vida cristã sozinhas, cultuando a Deus em seus lares, quase 100% desse grupo vem de pessoas que ficaram desiludidas com os modelos de igreja acima citados.

As igrejas verdadeiras segundo o parâmetro bíblico é aquela em que Jesus, é o nome que mais aparece é e ensinado, falado, clamado, adorado, Ele é o cabeça da igreja, e seus lideres e membros são orientados quanto as suas questões pelo Espírito Santo, e seus parâmetros de regras e fé estão firmados na palavra de Deus.

No texto que lemos Deus havia estabelecido Josafá  como rei, e ele como tinha consciência de que Deus era com Israel assim como Deus hoje é com a igreja ele buscou ao Senhor e não buscou sozinho, todo o povo clamou ao Senhor, e a resposta veio através do Espírito do Senhor que veio sobre Jaaziel, interessante  que o Senhor respondeu a todos não através de Josafá, mais Deus usou uma outra pessoa,  isso mostra que todos estavam no mesmo espírito na mesma fé e o Espírito Santo é soberano ele usa quem ele quer , e quem somos nós para questionar.  Então através da unidade do povo Deus deu livramento a Israel. Assim mesmo as batalhas e dificuldades serão discipadas pela cooperação de todos na igreja.

1-RESPONSABILIDADE E A FÉ COLOCADA A PROVA

Josafá era o rei e líder, pesava muito a responsabilidade sobre seus ombros, quanto mais uma pessoa se destaca no reino de Deus maior é a cobrança é sua responsabilidade.

E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lucas 12:48

1.1   O que fazer em tal situação?

Não havia tempo para o exercito se preparar , ele não escondeu o problema dos demais muitos lideres sofrem porque chamam para si toda a responsabilidade, e querem resolver tudo sozinho, não pedem conselhos, não querem ver ninguém até mesmo nós as vezes estamos diante do problema e tentamos resolve-los sozinhos sem compartilhar nossas dores e sofrimentos acabamos por sermos derrotados porque não confiamos nas pessoas para nos ajudar, ou temos vergonha de expor nossas fraquezas.

1.1.1 A visão do monarca

A primeira reação de Josafá foi o medo, num primeiro momento nós sempre vamos sentir medo e sentir medo não é algo ruim, e até o mecanismo de defesa de nosso organismo, imagine o mundo sem o medo na vida das pessoas, iria morrer muita gente com excesso de imprudências. Então o que temos que nos preocupar e agir da maneira certa ante o medo, aqui Josafá dissipou o medo porque veio a sua mente de que ele e sua nação tinham um Grande Deus, que prometera estar com ele no momentos de felicidades e de adversidades .

Então ele usa meios para se aproximar de Deus e clamar por Deus pelo socorro, através do jejum, não só ele mais todo o povo e a oração.

2-A POSTURA DO REI

Que exemplo de liderança Josafá deu, assim como também Josué uma vez se posicionou  dizendo que ele e sua casa serviram ao Senhor.

As palavras comovem, os exemplos arrastam”. _ Provérbio árabe.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:15

Não adianta a liderança só ordenar  e pedir ela tem que fazer também, e além de fazer tem que ser a primeira a fazer.

2.1 Exaltação ao Senhor

Na oração de Josafá assim como Jesus ensinou mais tarde a seus discípulos a orar toda oração se inicia com exaltação e adoração ao Senhor veja o versículo 6. Tem gente que quer quebrar o protocolo da adoração, Jesus certa vez foi a casa de um fariseu Lucas 7 a partir versículo 36, vemos que o fariseu quebrou muitos protocolos e quando uma pecadora cumpriu o protocolo Jesus aprovou sua adoração e fez questão de onde o evangelho fosse pregado seria contado o que ela havia feito com o Mestre Jesus.

2.1.1  Recordando as obras do Senhor

Aqui Josafá após adorar a Deus ele começa a recordar as obras de Deus para com Israel, da mesma forma nós devemos recordá-las através da bíblia sagrada por isso nos pregamos a palavra por que ao relembrá-las a nossa fé  aumenta e sabemos que Deus age a nosso favor.

2.1.2 Lugar de refúgio

Diante de toda situação Josafá sabia que podia se refugiar e pedir socorro na casa do Senhor, a igreja está estabelecida na terra como lugar de refugio, segurança e alimento para o povo de Deus, aqui acontecem coisas que são do céu, quando a igreja está unida o céu desce, ou a igreja sobe não da para explicar.

Ta com problema lutas corre para casa de refugio, venha para igreja sempre há oração, palavra, louvor e direção de Deus para sua vida

2.2 – A união é produto de uma mesma visão.

Josafá e todo Israel estava com os olhos voltados para Deus, e os nosso olhos devem estar em Jesus, fixos nele e seguindo os seus princípios e fundamentos, a visão correta e a visão de reino e não uma visão local ou egocêntrica .

A unidade da visão que tem como princípios fundamentos e objetivos:  evangelístico, leitura da palavra, oração, adoração, evangelizar, estudo da palavra e guerrear contra todos os inimigos do Senhor e da Igreja.

Jesus se deu pelo reino, para que nos pudéssemos, hoje estar nesta posição e caminharmos para um dia estarmos com Cristo para todo sempre.

3- A ORAÇÃO É A DECLARAÇÃO DA UNIDADE COM O SENHOR

A oração não é uma obrigação é uma necessidade, eu e você precisamos orar, não consigo conceber em minha mente a possibilidade de alguém disser que é de Jesus e não ora não se comunica com ele só temos contato com Deus através da oração.

Um homem tinha uma fazenda, uma boa fazenda. Ele resolve fazer uma viagem para bem longe e deixa seu empregado tomando conta de tudo. Na cidade, tudo o que precisasse já estava autorizado a pegar. O patrão, quando voltasse, acertaria tudo.

O dono demorou a voltar. Quando chegou, observou a porteira quebrada, o pasto sem cuidado e quanto mais se aproximava da sede da fazendo, mais problemas ele via. O curral estava sujo e sem gado. No interior da casa, todos os móveis estavam estragados, rasgados por animais, tendo portas e janelas abertas. O patrão ficou preocupado com o que tinha acontecido no lugar.

Foi então procurar o empregado que ficou responsável pelo cuidado da fazenda. A porteira estava pintada. A grama na entrada da casa era importada e a casa estava reformada com novos cômodos, além de uma caminhonete cabine dupla na entrada. O empregado estava assentado num sofá muito caro, assistindo TV em um aparelho de LCD de 42 polegadas.

O empregado ficou feliz de ver o patrão. “Entre e fique a vontade, chefe”. O patrão questionou o porquê da fazenda estar daquele jeito. O empregado disse: fiz exatamente como o senhor disse, comprei tudo o que precisava. Tenho as notas fiscais para provar. O patrão disse: “não era para a sua fazenda, mas para a minha, na qual você é empregado.”

Tem pessoas que oram para si. Não se preocupam com nada ao seu redor, apenas consigo mesmo. Muitas pessoas estão preocupadas em gastar, comprar e orar para os seus próprios deleites.

Muitos têm orado de maneira egoísta somente ordenando, determinando e pedindo, só dobram os joelhos quando estão em necessidades e apertos.

Não é errado pedir a Deus errado é só pedir.

3.1.1. A oração muda os acontecimentos

Nós somos ensinados por Jesus a crer no poder da oração, Jesus nos ensina muito sobre o poder da oração e vemos que ao longo da história ela tem mudado o destino de muitas pessoas , nações  e acontecimentos.

Vemos o exemplo de Jabez em I Crônicas 4: 9-11 – Tinha tudo para dar errado em sua vida a partir do seu nascimento, mais ele orou ao senhor e Deus mudou seu destino.

Não há limites para pedir ao Senhor, João 14:14  Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Não há limites na oração, a benção é liberada de acordo com o seu pedido a sua fé.

O que diz que a minha oração é a vontade de Deus é a intenção da minha oração, uma oração feita com verdade Deus atende, principalmente quando é para abençoar outras pessoas e não a nos mesmos.

Ore  a Deus com entendimento e conhecendo a vontade de Deus registrada nas suas escrituras, dependendo do peço da sua oração Deus move céus e terra a seu favor.

Leia o salmo 18 e veja como ele age a nosso favor.

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado em seu rosto,entrou num armazém, se aproximou do proprietário (conhecido pelo seu jeito grosseiro) e lhe pediu fiado alguns mantimentos. Ela explicou que oseu marido estava muito doente e não podia trabalhar; e que tinha 7 filhos para alimentar. O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu

estabelecimento. Pensando na necessidade de sua família ela implorou: “Por favor senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver…” Ao que lhe respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja. Em pé, no balcão ao lado, um freguês que assistia à conversa entre os dois se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família por sua conta. Então, o comerciante, meio relutante, falou para a pobre mulher:

“Você tem uma lista de compras?” “Sim”, respondeu ela. “Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar eu lhe darei em mantimentos.”

A pobre mulher hesitou por uns instantes e, com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança. Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo. Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado: “Não posso acreditar!” O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não se equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos, até não caber mais nada. O comerciante ficou parado ali, olhando para a balança por uns instantes, tentando entender o que havia acontecido… Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado, pois não era uma lista de compras e sim uma prece que dizia: “Meu Senhor, tu conheces as minhas necessidades e eu estou deixando isto em tuas mãos…” O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio; ela agradeceu e deixou o armazém. O freguês pagou a conta e disse: “Valeu cada centavo…”

…Só mais tarde o comerciante pode reparar que a balança havia quebrado; entretanto, só Deus sabe quanto pesa uma oração…

4- Oração para os nossos dias

Oração e vital para nós sem oração não existe relacionamento com Deus, e importante estarmos atentos aos entraves que querem impedir nossas orações principalmente as conjuntas.

Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 1 Timóteo 2:8

 

4.1 – Obstáculos a oração

1 – Pecado

O obstáculo mais óbvio para oração eficaz é a presença de iniquidade e pecado não confessado no coração daquele que ora. Porque nosso Deus é santo, existe uma barreira entre Ele e nós quando nos aproximamos dEle com pecado não confessado em nossas vidas. “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:2). Davi também concordou, sabendo por experiência própria que Deus se distancia daqueles que tentam esconder seus pecados de Deus:“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” (Salmos 66:18).

2- Egoísmo

Um outro obstáculo à oração efetiva. Quando oramos por motivos egoístas, quando pedimos a Deus pelo que queremos e não pelo que Ele quer, nossos motivos maus atrapalham nossas orações. “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1 João 5:14). Pedir de acordo com a vontade de Deus é o mesmo que pedir em submissão à Sua vontade, quer saibamos qual seja a Sua vontade ou não. Como em todas as coisas, Jesus deve ser o nosso exemplo em oração. Ele sempre orou de acordo com a vontade do Pai: “….não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22:42). Orações egoístas são sempre aquelas que têm a intenção de gratificar nossos desejos egoístas, e não podemos esperar que Deus vai responder tais orações. “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3).

3- Falta de Perdão

Um grande obstáculo à oração efetiva é um espírito que não consegue perdoar outras pessoas. Quando nos recusamos a perdoá-las, uma raiz de amargura cresce em nossos corações que abafa nossas orações. Como podemos esperar que Deus vai nos – pecadores não merecedores de suas bençãos – abençoar se cultivamos ódio e amargura para com outras pessoas e não estamos dispostos a perdoá-las? Esse princípio foi ilustrado muito bem na parábola do servo que não perdoava em Mateus 18:23-25. O princípio nessa história é que Deus nos perdoou um grande débito (nosso pecado) e ele quer que perdoemos outras pessoas do mesmo modo que fomos perdoados. Recusar-se a agir assim vai atrapalhar nossas orações.

4- Dúvida (incredulidade)

Um outro grande obstáculo para oração efetiva é falta de fé e duvidar de Deus. Isso não significa, como alguns sugerem, que porque nos aproximamos de Deus convencidos de que Ele vai satisfazer nossos pedidos, que Ele é de alguma forma obrigado a fazer isso. Orar sem duvidar significa orar com uma crença segura e um entendimento do caráter, natureza e motivos de Deus. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Quando nos aproximamos de Deus em oração, mas duvidamos de Seu caráter, propósito e promessas, nós O insultamos terrivelmente. Nossa confiança deve ser em Sua habilidade de conceder qualquer pedido que vai de acordo com Sua vontade e propósito para nossas vidas e com o entendimento de que Seus propósitos são sempre melhores. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa” (Tiago 1:6-7).

5- Discórdia

Finalmente, discórdia no lar é na igreja é um grande obstáculo para oração. Pedro especificamente menciona isso como um obstáculo às orações de um marido cuja atitude para com sua esposa não agrada a Deus. “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações” (1 Pedro 3:7). Da mesma forma, esposas devem seguir os princípios bíblicos de submissão à liderança de seus maridos para que suas próprias orações não sejam prejudicadas (Efésios 5).

Com relação a igreja a mesma coisa Jesus disse:

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5.23

“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos” I João 2.9-11; é um homicida: “Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele” I João 3.11-15.

Não se engane Deus não aceita a sua oração em nenhuma hipótese mencionada  acima .

E aconteceu que, assim como ele clamou e eles não ouviram, também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos. Zacarias 7:13

Felizmente, todos esses obstáculos de oração podem ser resolvidos de uma só vez quando nos aproximamos de Deus com um coração arrependido. 1 João 1:9 nos garante que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Quando tivermos feito isso, podemos gozar de uma comunicação aberta e limpa com Deus, com nossos irmãos em unidade e nossas orações não só vão ser respondidas, mas vão estar cheias de um grande sentimento de alegria.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário