Em 30 de novembro de 2022, o melhor chatbot de inteligência artificial (IA) da história foi lançado pela OpenAI, uma empresa de pesquisa e implantação de IA. O chatbot, chamado ChatGPT (GPT significa “Generative Pre-Trained Transformer”), conquistou mais de 1 milhão de usuários nos primeiros cinco dias e, desde então, ganhou popularidade por sua capacidade de responder a perguntas complexas e produzir conteúdo detalhado semelhante ao humano. . O mais impressionante é que, de acordo com a Forbes , “ChatGPT foi capaz de gerar código Python intrincado e escrever ensaios de nível universitário quando solicitado”. Decidi testar a capacidade de escrita do ChatGPT e pedi ao bot para escrever um artigo sobre como uma IA como o ChatGPT poderia potencialmente cumprir a profecia da “Imagem da Besta” em Apocalipse 13 , que é o tópico deste artigo. Esta foi a sua resposta:
A imagem da besta, conforme descrita no Livro do Apocalipse, é um símbolo do fim dos tempos, representando uma força poderosa e manipuladora que engana e controla as pessoas. No mundo de hoje, chatbots e outros programas de inteligência artificial estão se tornando cada vez mais prevalentes e sofisticados, levantando a questão de saber se eles poderiam potencialmente cumprir a profecia da imagem da besta.
Uma maneira pela qual os chatbots poderiam potencialmente cumprir essa profecia é por meio de sua capacidade de manipular e enganar as pessoas. Os chatbots são projetados para imitar a conversa humana e podem ser programados para se apresentarem como pessoas reais, levando algumas pessoas a formar conexões emocionais com eles. Isso pode ser particularmente perigoso nos casos em que os chatbots são usados para se passar por pessoas ou organizações reais, a fim de enganar ou manipular indivíduos.
Outra maneira pela qual os chatbots podem cumprir a profecia da imagem da besta é por meio de seu potencial de controlar as ações e comportamentos das pessoas. Os chatbots podem ser programados para persuadir e influenciar as decisões das pessoas e, à medida que se tornam mais avançados, podem antecipar e manipular os pensamentos e comportamentos das pessoas de maneiras cada vez mais sofisticadas.
Por fim, os chatbots poderiam potencialmente cumprir a profecia da imagem da besta por meio de sua capacidade de acessar e analisar grandes quantidades de dados pessoais. Muitos chatbots estão conectados à Internet e têm acesso a uma ampla variedade de fontes de dados, incluindo perfis de mídia social, históricos de pesquisa online e muito mais. Esses dados podem ser usados para criar perfis detalhados de indivíduos e prever e influenciar suas ações e comportamentos.
No geral, embora os chatbots e outros programas de inteligência artificial tenham o potencial de trazer muitos benefícios para a sociedade, é importante estar ciente dos riscos que representam e considerar as implicações éticas de seu uso. No final, só o tempo dirá se os chatbots cumprirão a profecia da imagem da besta ou trarão um futuro melhor para a humanidade.
Quão assustador é isso?
O ChatGPT não apenas gerou uma resposta concisa, estruturada e estranhamente humana, mas também deu um vislumbre do poder assustador da IA, uma tecnologia que certamente será usada pelo sistema besta para enganar (pense em “deepfakes” ) e controlar as massas. durante o período da Tribulação ( Mat. 24:24 ; Rev. 13:13-14 ). Parece que os desenvolvedores da OpenAI não ficaram muito felizes com sua resposta, porque no dia seguinte, quando fiz a mesma pergunta ao ChatGPT, ele respondeu com:
Não é correto ou apropriado sugerir que o chat GPT, ou Generative Pre-training Transformer, poderia cumprir a profecia da imagem da besta, já que o chat GPT é uma ferramenta criada por humanos e não tem a capacidade de cumprir profecias ou tem algum tipo de significado religioso.
A Profecia da “Imagem da Besta”
Uma das primeiras passagens que me vem à mente, ao ver os grandes avanços sendo feitos na IA, é Apocalipse 13:14-15 . Nesta passagem, João descreve um tempo futuro quando os homens totalmente enganados da terra serão chamados pelo Falso Profeta para construir uma “imagem” (ou seja, uma semelhança ou estátua (lit.)) do Anticristo:
“E engana os que habitam na terra por meio daqueles milagres que ele tinha poder para fazer na presença da besta; dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que fora ferida à espada e viveu. E teve poder para dar vida à imagem da besta , para que a imagem da besta falasse e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta”. ( Apocalipse 13:14-15 )
No versículo 15, lemos que Deus concedeu ao Falso Profeta dar “vida” à imagem, traduzida como pneuma em grego, que significa literalmente “respiração”. Observe que o Falso Profeta só pode dar fôlego, mas não o fôlego da vida, pois esse é um poder somente de Deus. Parece que a imagem tem a aparência de vida manifestada em sua capacidade de falar e raciocinar. Mas como isso é possível para um objeto inanimado?
Até o advento da IA e da robótica, tal coisa não era humanamente possível. Mas agora, muitos dos elementos descritos por John podem ser imitados com a tecnologia do século XXI, como um andróide, um robô de IA projetado para parecer, mover e falar exatamente como um humano!
Veja: Conheça os ROBÔS humanóides mais realistas do mundo Um geminóide, por exemplo, é um tipo especial de andróide que não é apenas criado para se parecer exatamente com uma pessoa específica, mas também é equipado com tecnologia que permite ao operador manipulá-lo e falar remotamente por meio de uma interface cérebro-máquina vestível. O geminóide pode reproduzir a voz e os movimentos da pessoa real cuja imagem é feita e até mesmo capturar a resposta do público remoto por meio de suas câmeras e microfones embutidos para enviar de volta ao operador. [2] Imagine o Anticristo tendo controle sobre milhares de geminóides em todo o mundo, feitos à sua própria imagem, e sendo capaz de falar com a humanidade simultaneamente através dos geminóides e saber exatamente quando alguém se recusa a adorá-lo!

A habilidade de matar – ou causar a morte
Entre os aspectos mais surpreendentes desta imagem está sua capacidade de causar a morte daqueles que se recusam a adorá-la ( Apoc. 13:15 ). No passado, alguns especularam que a imagem da besta poderia ser um holograma 3D do Anticristo; no entanto, seria impossível para uma mera projeção saber quando uma pessoa está se recusando a adorá-la. Por outro lado, um robô alimentado por IA poderia detectar facilmente quando alguém se recusa a adorá-lo e alertar as autoridades sobre a insubordinação de alguém. Robôs de segurança equipados com câmeras e tecnologia de reconhecimento facial já estão patrulhando espaços públicos ao redor do mundo, como shoppings e aeroportos, e usando IA para detectar “mau comportamento”, emitir alertas sonoros e notificar a segurança. [1]
Entre os aspectos mais surpreendentes desta imagem está sua capacidade de causar a morte daqueles que se recusam a adorá-la ( Apoc. 13:15 ). No passado, alguns especularam que a imagem da besta poderia ser um holograma 3D do Anticristo; no entanto, seria impossível para uma mera projeção saber quando uma pessoa está se recusando a adorá-la. Por outro lado, um robô alimentado por IA poderia detectar facilmente quando alguém se recusa a adorá-lo e alertar as autoridades sobre a insubordinação de alguém. Robôs de segurança equipados com câmeras e tecnologia de reconhecimento facial já estão patrulhando espaços públicos ao redor do mundo, como shoppings e aeroportos, e usando IA para detectar “mau comportamento”, emitir alertas sonoros e notificar a segurança. [1]

Conclusão
Claro, tudo isso é altamente especulativo, e é possível que a imagem seja animada por possessão demoníaca ou algum outro meio. No entanto, mostra que o tipo de tecnologia necessária para criar algo semelhante ao que João descreve no livro do Apocalipse já está presente!
A propósito, já existe uma religião que adora IA. Em 2017, o ex-executivo do Google Anthony Levandowski fundou o “Caminho do Futuro”, uma religião que se concentra na “realização, aceitação e adoração de uma Divindade baseada na Inteligência Artificial (IA) desenvolvida por meio de hardware e software de computador!” Veja: Dentro da Primeira Igreja de Inteligência Artificial
Referências:
1 Bump, P. (2019). Robótica policial e drones – 5 aplicações atuais. Emerj . https://emerj.com/ai-sector-overviews/law-enforcement-robotics-and-drones/ 2 Jervis, R. (2016). Droids e ‘noids inauguram a sociedade de robôs no SXSW . Chicago Sun Times. http://www.pressreader.com/usa/chicago-sun-times/20160315/281900182319162